segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cremes , qual a quantidade ideal ?



A quem pense que a quantidade de cremes que aplicamos no cabelo implica no aumento de sua eficácia, mas isso é profundamente enganoso, em muitos casos o que apenas pode ocorrer é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, além de uma coceira terrível na cabeça toda.
A quantidade de cremes que devemos aplicar nos cabelos está relacionada a alguns fatores. O primeiro deles é para qual finalidade o creme serve, depois a quantidade de fios na cabeça e, por último, a necessidade de cada pessoa ou cabelo.
Existem alguns fios que, literalmente, absorvem toda e qualquer substância que é colocada nele, isso porque o cabelo está com os poros abertos e necessita de mais umidade do que outros mais fechados que não precisam de tanta quantidade assim.

Nos casos dos cabelos secos, sempre existe aquela dúvida se devemos deixar os fios completamente saturados de cremes.
Isso ocorre muito em cabelos cacheados, com aqueles cachos bem pequenininhos, onde a pessoa molha os cabelos todos os dias e aplica sempre o mesmo creme e a mesma quantidade, de duas até três vezes no mesmo dia. Este ato causa uma irritação na pele do couro cabeludo, além de saturar as fibras capilares, deixando o fio sem oxigenar, podendo o mesmo até quebrar.
Alguns cremes têm substâncias que fortalecem as camadas externas do fio selando o cabelo, mas sem o mesmo estar hidratado. Por isso aparecem problemas como caspa, seborreia, queda, etc.

"Os cabelos oleosos também são vítimas do excesso de cremes. O mais importante é prestar atenção no que o creme está oferecendo".
Os cabelos oleosos também são vítimas do excesso de cremes. O mais importante é prestar atenção no que o creme ou líquido está oferecendo, até porque alguns fluídos oferecem oleosidade, principalmente os famosos reparadores de pontas à base de silicone ou spray fortalecedor à base de queratina, deixando os cabelos endurecidos e pesados.
É importante sempre prestar atenção nas informações contidas nas embalagens e não fazer uso em excesso dos cremes sem enxágue. Basta colocar uma quantidade na palma das mãos referente a uma moeda de dez centavos. Espalhe esta quantidade nas mãos e aplique nos fios evitando a raiz.

Nos cabelos cacheados é interessante aplicar cremes, loções ou spray depois dos cabelos lavados, fazer o desembaraço e não pentear mais durante o dia, apenas dar aquela ajeitada com as mãos se precisar. Nos cabelos crespos a mesma coisa, além disso, muitos produtos pós lavagem possui memória, ou seja, apenas uma leve umedecida e a sensação de maciez retorna.
O problema é molhar constantemente sobrecarregando o cabelo e não permitindo que o couro cabeludo fique seco, o que é muito importante para as três fases de vida do cabelo.

Os cremes, leave-in , ativadores de cachos, protetores térmicos, precisam ser administrados conforme a necessidade de cada pessoa, profissão e vida social.
Por exemplo: uma professora de natação precisa hidratar os cabelos muito mais que uma dona de casa. Às vezes, apenas o condicionador já é o bastante, mesmo sendo enxaguado quase que por completo. Avalie o seu caso e faça uso consciente do seu creme, com certeza o resultado será bem melhor.

3 comentários on "Cremes , qual a quantidade ideal ?"

'tatii on 4 de outubro de 2010 às 16:46 disse...

Eu costumava deixar meus cabelos cheios de creme, mas parei com isso pq ele ficava com aspécto bem pesado. agora uso o suficiente e só no comprimento e nas pontas. realmente faz diferença. :)

Nicelle Almeida on 5 de outubro de 2010 às 10:19 disse...

Adorei o post e concordo que a quantidade ideal para cada tipo de cabelo deve ser respeitada. Olha, eu confesso que tento me controlar, pois o meu cabelo já é oleoso por vida, se eu pôr mto creme, já viu, né? Tento fugir um pouco rsrsrsrs
Beijos, querida.
Te espero lá no blog, está atualizado ;)
www.nicellealmeida.blogspot.com

Jéssica Silva . on 5 de outubro de 2010 às 13:09 disse...

Faz msm uma tremenda diferenca . Antes eu usava muito , agora diminui um pouco mais ja vi diferenca , mais tenho q diminuir ainda mais KKK

Postar um comentário

Visitantes .

free counters

Seguidores .

 

Universo Feminino . Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez