terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estrias .




As estrias surgem quando ocorre o rompimento das fibras responsaveis pela elasticidade da pele, as fibras colagenas. Com um formato de três hélices contorcidas em um mesmo eixo, elas se encontram na segunda camada da pele, a derme.
Estas fibras podem romper-se por diversos motivos: aumento de peso brusco, seja devido a uma gravidez ou pelo "efeito sanfona"; durante a fase da puberdade, no crescimento acelerado ou; por causa de alguns medicamentos, como é o caso do uso de corticóides.
Em alguns casos elas podem ser prevenidas, evitando o ganho de peso ou aumento muscular muito rapidamente. Assim as fibras têm uma menor chance de se romper, o que causa as estrias. Entretanto, em alguns casos isso na pode ser evitado, como no crescimento rápido do adolescente ou a distensão da barriga da gestante.
O aparecimento das estrias é determinado principalmente pela genética. Algumas vezes nos deparamos com pacientes obesas sem nenhuma estria, e outras, que com uma pequena distensão da pele formam muitas estrias. A alimentação é muito importante para que se evite o aparecimento das estrias.
Para ser saudável deve ser pobre em doces e gorduras, rica em vitamina c, e deve conter pelo menos oito copos de água por dia. Esses componentes ajudam na produção de colágeno, e consequentemente melhoram a elasticidade da pele.
Os exercícios físicos também são fundamentais, pois além de diminuir o acúmulo de gordura, o estímulo muscular propicia a melhora da circulação local, seja a sanguínea ou a linfática. Quando eficiente, a circulação linfática faz com que o inchaço seja menor e assim as distenções também ocorram em menor frequência. No entanto, tome cuidado, pois exercícios de musculação que visem a hipertrofia muscular podem propiciar o aparecimento de novas estrias.
"Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado" . Os cuidados básicos com a pele também diminuem a chance do seu aparecimento. Nesse caso, a hidratação é a melhor aliada, pois uma pele bem hidratada suporta mais os efeitos da distensão.
Logo, para combater as estrias, além das orientações acima, se possível hidrate a pele pelo menos duas vezes ao dia. Cremes à base de óleo de amêndoa, aloe vera, hamamelis, ureia, e ácido lático, auxiliam no processo de hidratacao e regeneração celular. A boa hidratação permite maior distensão sem arrebentar a pele, o que daria lugar às estrias.
As estrias são lesões irreversíveis e, portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Vale ressaltar que, no caso de estrias recentes, quando ainda estão com aspecto avermelhado, ainda podem ser removidas com a luz intensa pulsada ou lasers que têm como alvo estes pigmentos avermelhados.

Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Essas estrias recentes podem chegar a desaparecer completamente. Para lesões mais antigas (as estrias brancas) podemos usar as seguintes soluções terapêuticas:
Microdermoabrasão: Trata-se de remover as células mortas da camada mais externa da pele, através de um equipamento que faz a esfoliacao das lesoes, estimulando a formacao de colágeno e elastina na pele, tratando progressivamente as estrias.
Intradermoterapia: Consiste em injeções de substância na derme, através de uma agulha de 4mm, visando estimular novo colágeno e melhorar a circulação do local.
Peeling químico: Aplicação de ácidos, que promovem a descamação local e produção de novas fibras de colágeno, além da retração das estrias.
Radiofrequencia (Accent): Estimula o colágeno e promove a reorganização da trama elástica, melhorando o aspecto das estrias.
CO2 fracionado: Tratamento bastante promissor à base de laser que melhora muito a qualidade da pele e atenuando o efeito das estrias. Este processo pode ser realizado através de sessões mensais.

*Siga estas dicas para o problema não aparecer na sua pele:
-O essencial para evitar as estrias é manter a pele hidratada diariamente.
-Use cremes e óleos após o banho, e passe nas pernas, barriga, bunda, peitos e quadris.
-Evite banhos quentes.
-Evite ressecar a pele se expondo muito ao sol.
-Use sempre o óleo de amêndoas.
-Beba muito líquido todos os dias.
-Evite emagrecer e engordar constantemente.

2 comentários on "Estrias ."

Profano Feminino on 5 de outubro de 2010 às 15:47 disse...

Otimas dicas ^^
são coisas tão simples mais que as vezes da preguiça de fazer ahuhauhau


http://profanofeminino.blogspot.com/

Jéssica Silva . on 6 de outubro de 2010 às 08:03 disse...

Concordo com vc KKK , mesmo sabendo que da resultado temos preguica :S

Postar um comentário

Visitantes .

free counters

Seguidores .

 

Universo Feminino . Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez